SOBRE O EVENTO

Os Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) têm a honra de anunciar o VI Encontro Transfronteiras e o VI Seminário Interdisciplinar, com a temática “Caminhos epistêmicos e diálogos interdisciplinares” a ser realizado nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2021 excepcionalmente em forma on-line, via plataformas digitais, em virtude da pandemia de Coronavírus-Covid19 (SARS-CoV-2).

O Transfronteiras, da Universidade do Estado do Amazonas, realizado nas cidades de Manaus e Tefé, polos do PPGICH, foi criado ainda no ano de 2016, sendo realizado por meio da parceria entre os corpos discente e docente. Em um breve retrospecto histórico, o evento constitui-se como um espaço acadêmico, político e cultural, aberto para debates e reflexões nas mais diversas temáticas interdisciplinares e formas de saberes, propiciando voz aos mais diversos atores sociais. Em seu segundo ano em formato virtual, em 2021, o Transfronteiras chega a sua sexta edição com o objetivo de suscitar diálogos acerca das mais diversas epistemologias e de discussões nos campos da interdisciplinaridade e, de forma inédita, sendo realizado em parceria com o PPGICH da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Por sua vez, o Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, surge em 2015, de forma paralela à criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas. De caráter anual, o evento tem por objetivo reunir e fomentar discussões, ideias e debates, entre docentes e discentes, acerca das mais diversas temáticas que compõem o campo das Ciências Humanas. Primando assim pela pesquisa a partir da proposta e postura interdisciplinar, com o intuito de construir um conhecimento globalizante e romper com os limites rígidos das disciplinas.

A realização de um evento em conjunto surge do contato e troca de ideias entre discentes, docentes e as coordenações dos dois programas de pós-graduação. A similaridade entre as perspectivas dos dois programas e eventos, pautados pela primazia da interdisciplinaridade em suas relações com o conhecimento, tornou possível a realização do presente evento, que tem por objetivo aprofundar, aprimorar e enriquecer esse vasto campo de saberes, rompendo não somente com as fronteiras disciplinares, mas também com as geográficas, ao conectar Norte e Sul do Brasil em prol de uma nova relação nas Ciências Humanas.

Esta nova relação já vinha sendo tecida através do Projeto InterSaberes, estabelecido entre os discentes de cinco instituições de Ensino Superior dos estados do Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Projeto InterSaberes vem sendo construído coletivamente, por meio de estudantes do PPGICH da UEA, da UFFS, da UFPEL, da UPF e da Unochapecó. Este projeto se justifica pela necessidade de desenvolvermos processos de compartilhamento de saberes e de experiências entre estudantes da Pós-Graduação, espaço que, por vezes, é individualizado, competitivo e que visa a produção massiva de produtos acadêmicos. Acredita-se na possibilidade de fazer pesquisa de uma forma que os estudantes/pesquisadores sejam afetados enquanto sujeitos sociais. No InterSaberes existe um diálogo sobre as pesquisas e a troca de experiências acerca de outras formas de construir pesquisa em diferentes lugares e culturas brasileiras, sendo este um espaço aberto e construído a partir do interesse do coletivo.

Em 2021, como tema desta proposta em conjunto, têm-se os “Caminhos epistêmicos e diálogos interdisciplinares”, que trazem a perspectiva da interdisciplinaridade das pesquisas nos programas. A epistemologia é uma estrada com vários caminhos e pontes, podendo ser crítica, cultural, linguística, arqueológica, dialética e educacional, construindo a possibilidade de diálogos interdisciplinares. E, é nesse sentido que o evento nasce de um encontro profícuo entre os dois Programas de Pós-graduação que, juntos, compreendem que a pesquisa científica está para além dos muros da disciplinaridade, rompendo com tais barreiras e abrangendo do inter ao transdisciplinar. Para tal, tem-se como princípios norteadores que a pesquisa não possui somente um caminho e que em seu trajeto surgem várias direções a percorrer. Esses caminhos levaram os Programas a um encontro que, a princípio, se deu entre corpo docente, mas que em seguida acolheu também os discentes que os compõem e, neste sentido, os diálogos interdisciplinares romperam a distância geográfica entre Norte e Sul do país. Indo além, o tema também traz em sua proposta a relação entre universidade e sociedade, inserindo dentro destes caminhos epistêmicos e diálogos interdisciplinares a voz de atores sociais que encontram-se para além dos muros da universidade. A costura que rege o tema encontra-se no próprio fazer pesquisa e no encontro de vozes, culturas e saberes que um evento em conjunto propicia.