GRUPOS DE TRABALHO

GT1: Patrimônio, Imaginários Sociais e Turismo:

Este GT pretende proporcionar um diálogo entre as pesquisas voltadas para as temáticas do patrimônio, do imaginário social e do turismo em suas diferentes dimensões. Adequam-se a este GT as propostas que discutem a proteção do patrimônio e a educação patrimonial; as práticas culturais coletivas; o turismo, as cidades e as festas, e ações educacionais, comunitárias e sociais que visam promover o acesso do cidadão aos bens da cultura.

GT2: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Territorialidades:

Este GT visa reunir trabalhos que abordem as relações de poder e desigualdade no que tange aos bens da natureza, os desastres ecológicos e o tratamento aplicado a natureza na contemporaneidade, enfatizando práticas e discussões sobre as questões socioambientais, territorialidade e sustentabilidade. Neste sentido, discute as noções de sustentabilidade, frente às contradições presentes na sociedade contemporânea pautada numa ideologia consumista e de competitividade, a qual propõe um desenvolvimento que culmina na degradação da natureza. Ressalta-se que o objetivo é propor um debate reflexivo e crítico que permita estabelecer novas concepções ancoradas pelo exercício da educação socioambiental. Ao trazer à baila a questão da territorialidade parte-se da premissa que o território é múltiplo, diverso, cultural e complexo, o que sugere que seja compreendido sob uma perspectiva interdisciplinar corroborando com a produção de conhecimentos acerca das relações que permeiam o controle territorial e de políticas públicas.

GT3: Processos migratórios e representações sociais:

O GT abarcará resumos que versem sobre Políticas Públicas, Estado, Governança, Governamentalidade, Sujeito e Mundo, Relações humanas, alteridades, movimentos migratórios espontâneos, forçados (causa interna ou externa) e todos os processos que envolvem. Para além, situam-se neste grupo as representações sociais do migrante em diversos campos, tais como a mídia, a cultura e a história. Neste sentido, compreende-se como representação social uma forma de conhecimento elaborada e partilhada socialmente a partir de uma visão prática para a construção de uma realidade comum a um conjunto social.

GT4: Identidade, Linguagem, Artes e Cultura:

Este grupo acolhe pesquisas que têm como objeto de estudo as mais variadas manifestações da linguagem, caminhando pela esteira literária, linguística, discursiva ou semiótica, cujas linguagens são mediadoras e constituintes tanto da cultura quanto da identidade. Neste sentido, inserem-se neste GT estudos sobre as diversas formas da Arte, sendo esta compreendida como manifestação da linguagem, da cultura e das identidades.

GT5: Educação, Práticas Pedagógicas, tecnologias e perspectiva decolonial:

Este GT abrange estudos e pesquisas que tratem sobre as práticas pedagógicas e novas tecnologias desenvolvidas durante o trabalho pedagógico, estágio ou experiências em esferas educacionais nos âmbitos municipal, estadual e federal nos diferentes níveis e modalidades de ensino; o uso de novas metodologias a partir das tecnologias digitais como ferramenta de fomento ao ensino-aprendizagem. Além de abarcar estudos, práticas e discussões pautadas pela ótica decolonial, centrados em epistemologias, metodologias e temas alinhados às Epistemologias do Sul global. E, numa perspectiva decolonial, este GT também acolherá trabalhos sobre pluralidade cultural; educação popular; educação nos espaços formais e informais; conhecimentos populares e tradicionais; educação do campo; e sabedoria popular e indígena nos espaços escolares.

GT6: A importância das Ciências Humanas para a vida:

Diante dos constantes e recorrentes ataques ao conhecimento e à ciência, e às ciências humanas sobretudo, este GT acolhe trabalhos que busquem o diálogo entre o fazer científico e o grande público não pertencente à academia. Através de propostas que estabeleçam relações, conexões e pontes que visem responder à pergunta: para que importam as Ciências Humanas à vida, sociedade e humanidade?